Welcome, Guia Diplomático


Assinantes

Para sua segurança aconselhamos que você faça o login logo após sua consulta!

Novos Assinantes



Para você ser um novo assinante acesse aqui .

Assinante Login

Sair do Login

Newsletter!

Cadastre seu Email para receber novidades!

 
  
Brasília, 18 de Novembro de 2017
Notícia
Terça-Feira, 00 de de 0000
Livro: Dia de sol em tempo de chuva
Embaixada de Portugal
Tamanho do texto:
O livro "Dia de sol em tempo de chuva" de Clara Arreguy romanceia as histórias de um alfaiate português que imigrou no século XIX e de seu neto, que refaz de volta o percurso, em busca de respostas.

No dia 14 de abril (quinta-feira), às 19h30, a jornalista e escritora Clara Arreguy estará no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil lançando seu mais novo livro, “Dia de Sol em Tempo de Chuva”. Paralelamente ao lançamento, haverá exposição de fotos de Portugal feitas pelo fotógrafo gaúcho Paulo de Araújo. A entrada para o evento é gratuita e os livros estarão à venda no local.

Junto ao lançamento do livro, será aberta, uma exposição do fotojornalista Paulo de Araújo, também chamada "Dia de sol em tempo de chuva". São 25 imagens de Portugal captadas durante a viagem que inspirou o romance de Clara Arreguy, ampliadas e em formato 55x75cm. Paulo de Araújo possui trabalhos autorais e já fez diversas exposições em cidades brasileiras, além da Alemanha, França, Espanha e África do Sul. O seu mais recente trabalho autoral foi "Siga as setas amarelas", que acompanhou o lançamento do romance homônimo da escritora, e foi apresentada recentemente na Capital.
 
 
 
Sobre a escritora

Mineira de Belo Horizonte e radicada em Brasília, Clara Arreguy, tem 30 anos de jornalismo e nove livros publicados. Trabalhou nos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, escreveu crônicas para a revista Veja Brasília e atua também como blogueira de literatura e editora de livros, sites e portais. Em 2015 formalizou sua Outubro Edições, que publica livros de sua autoria e de outros escritores.
 
 
 
Sobre o livro

Neste romance, a escritora atravessa o Atlântico para contar uma história de mão dupla: a travessia de um jovem português, João, que em meados do século XIX emigrou para o Brasil após um conflito familiar; e a volta a Portugal de outro João, neto daquele primeiro, que procura respostas para a trajetória do avô. O jovem João encontra no Brasil novas oportunidades, enquanto o velho João, no final da vida, vai descobrir se ainda é possível mudar.

"Dia de sol em tempo de chuva" parte de uma pesquisa em torno da vida do avô de Clara Arreguy, alfaiate português que fez a vida em Muriaé, Zona da Mata mineira, após chegar da pequena cidade de Pinheiro d'Ázere, na região de Santa Comba Dão. Passados 140 anos do nascimento do avô, e com pouquíssimos elementos históricos para compor sua história, a escritora optou por romancear os fatos. A narrativa corre em duas vozes paralelas: os delírios do velho e os registros de seu neto, 50 anos após a morte do avô.

Como diz o escritor Marcus Freitas no texto de orelha do livro, "entre os dois planos, as vozes da poesia popular e de Camões fazem as vezes de marcação de percurso, na costura elegante alinhavada por Clara Arreguy com mão de costureira que entende do ofício, de alfaiate que sabe onde fazer o corte". O livro sai pela Editora Chiado, de Portugal, com lançamento simultâneo nos dois países.
 
 
 
Embaixada de Portugal | Dia 14 de abril, às 19h30 | Livro: R$30,00
 
 
 
 
Entrada Gratuita
 

Anunciantes

 Topo

Direitos reservados Guia Diplomático LTDA, 1990 a 2017