Welcome, Guia Diplomático


Assinantes

Para sua segurança aconselhamos que você faça o login logo após sua consulta!

Novos Assinantes



Para você ser um novo assinante acesse aqui .

Assinante Login

Sair do Login

Newsletter!

Cadastre seu Email para receber novidades!

 
  
Brasília, 08 de Dezembro de 2019
Notícia
Terça-Feira, 00 de de 0000
Livro - Entender o Lugar
Embaixada de Portugal
Tamanho do texto:
LANÇAMENTO DA MONOGRAFIA 
ENTENDER O LUGAR
EMBAIXADA DE PORTUGAL EM BRASÍLIA
11 de setembro | 18h00


Com textos de Jorge Figueira e de Luciano Margotto, ilustrado por sensível ensaio fotográfico de Joana França, o livro Entender o lugar apresenta o edifício da Embaixada de Portugal em Brasília, projetado pelo arquiteto português Raúl Ramalho Chorão e construído entre 1973 e 1978. 
A poucos meses da celebração dos 60 anos de Brasília, a publicação é uma oferta da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões ao público brasiliense, em primeira linha, mas também a todos os que se interessam por arquitetura e pelas relações diplomáticas e culturais luso-brasileiras. 
O Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, abrirá a sessão de lançamento desta monografia, em que participam Jorge Figueira, Luciano Margotto, Joana França e Sylvia Fischer, bem como o diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília e o diretor editorial da Imprensa Nacional de Portugal. A entrada é livre. 
 
“Para lá da ética do arquiteto tão sublinhada pelos colegas de Chorão Ramalho, o edifício da Embaixada de Portugal precisava de um estado de graça – por ser o Brasil, por ser Brasília –, e é isso que sentimos logo ao cruzarmos o portão de entrada. Dentro das suas paredes contidas há uma dança de planos e linhas; na superfície «brutalista» do concreto aparente há também uma suavidade decorativa; no seu resoluto volume há uma espacialidade interior que é inesperadamente acolhedora. O edifício dialoga com a paisagem e conta-nos muitas histórias entrelaçadas que vão estabelecendo um encantamento arquitetônico”. 
- Jorge Figueira.

Anunciantes

 Topo

Direitos reservados Guia Diplomático LTDA, 1990 a 2019